-
Arquitetos: Put Your Hands Together - BioArchitects
- Área: 2800 ft²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Amalgamate
Descrição enviada pela equipe de projeto. A fazenda Jalmanjar fica na periferia de uma fazenda de 12,5 acres nos arredores de Ahmedabad. A parede em jali (tela de pedra esculpida perfurada ou reticulada, geralmente usado na arquitetura islâmica) é a primeira vista ao se aproximar da casa através da estrada interna arborizada de Jalmanjar. Este envelope perfurado de blocos de Terra Comprimida protege a casa do sol direto, permitindo que o vento circule pelos captadores de vento no interior.
Ser capaz de lidar com o clima da região foi fundamental no projeto dos espaços desde os primeiros desenhos. Todas as decisões importantes foram baseadas na eficiência do desempenho climático da casa. A posição e o tamanho das aberturas, orientação e volume dos espaços, escolha de materiais, camada externa do jali e os captadores de vento, todos trabalham em sinergia para criar espaços simples, mas eficientes energeticamente. Conceitualmente, dois volumes retangulares semelhantes - a sala de estar e jantar - ficam em cada lado de um pátio aberto para o céu e são conectados por um corredor e um núcleo de circulação. Esses volumes são utilizados para abrigar dois quartos e seus respectivos banheiros. Além das funções principais da casa, os espaços entre a camada da parede de jali são transformados em varandas semiabertas, nichos, corredores de serviço e um chuveiro aberto para o céu.
A casa possui paredes portantes de 9 polegadas de espessura feitas de blocos de terra comprimida estabilizada, combinadas com uma estrutura híbrida de aço e concreto. Usar Terra Comprimida Estabilizada (CSEB) para as paredes permitiu que os espaços aproveitassem as propriedades térmicas da terra e mantivessem as temperaturas interiores frescas. O telhado, suportado por uma estrutura de aço, fica mais alto do que a altura convencional, o que aumenta o volume dos quartos, permitindo uma temperatura confortável o tempo todo. Uma das intenções por trás de uma estrutura de térreo mais um andar em uma área de 12,5 acres era que a forma construída cobrisse a menor área possível e deixasse o foco principal na fazenda, projetando assim uma casa de fazenda em seu sentido mais verdadeiro. As amplas janelas do norte na sala de estar e na cozinha estão planejadas para se abrir completamente, diminuindo as fronteiras entre a casa e a fazenda.